29/09/2009

Heeeeeeey

Eu andei pensando por esses dias e pude perceber que na maioria das músicas que falam sobre a sociedade, na maioria dos filmes e etc, tanto os antigos como os atuais (o mesmo vale para as músicas), nós temos sempre o mesmo desejo, a mesma esperança: Paz.
Ora, vou citar como exemplo o livro/filme "Laranja Mecânica"

Segue abaixo um vídeo com cenas do filme:

Vídeo retirado do Youtube.

Sinopse:
No futuro, Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

É só impressão minha ou estamos vivendo isto de fato? O livro foi escrito no começo da década de 60 pelo escritor britânico Anthony Burgess. De fato ele acertou em cheio o nosso futuro, incrível não? :)

Em uma das cenas do vídeo, podemos observar Alex fazendo várias coisas terríveis, a violência nas prisões e etc. Mas o que mais me marcou foi quando o filme começou, foi aí que ele realmente me impressionou, segue o "diálogo" em itálico.

"Uma coisa que nunca suportei era ver um bêbado velho e imundo uivando as imundas canções de seus pais e fazendo 'blurp blurp' enquanto canta como se houvesse uma velha orquestra imunda em suas tripas. Nunca suportei ver ninguém assim, de qualquer idade, mas suportava menos ainda alguém bem velho,como este."


Eles aplaudem cínicamente o velho, que pede alguns trocados. Alex encosta sua "bengala" nele e o velho diz:  
"Vamos lá. Acabem comigo, covardes desgraçados. Eu não quero viver mesmo. Não neste mundo fedorento."

"O que há de tão fedorento nele?" Alex questiona sarcásticamente ao bêbado enquanto seus companheiros riem.

"É fedorento porque a lei e a ordem não existem mais. É fedorento porque deixa que os jovens batam nos velhos como vocês estão fazendo. Não é o mundo onde um velho possa viver. Que tipo de mundo é, afinal? Homens na Lua, homens girando ao redor da Terra e ninguém mais presta atenção na lei e na ordem terrestres." O velho bêbado volta a cantar. "Querida pátria, eu lutei por ti". Neste momento Alex e seus companheiros o agridem a pontapés e porretes.

Só eu que senti uma certa semelhança com a nossa atualidade? Quem não se recorda ou pelo menos sabe da Chacina da Candelária em 1993 no Rio de Janeiro? Ou do ataque frequente aos mendigos onde os mesmos são atacados a pauladas ou são até queimados? Qual a razão de tanto ódio?

Além desse ínicio completamente atual o filme segue mostrando diversas violências que estão explícitas no nosso dia-a-dia, mas ninguém tem tempo para perceber, pois estamos todos ocupado, acostumados, ou então temos medo. Não vou citar todas, melhor vocês verem por vocês mesmos. (:


A crescente violência está nos tirando todo o nosso direito de ir e vir. Agora eu pergunto... E a nossa cidadania? Não temos. Não somos cidadãos, não há ordem e nem leis. Aliás, a única lei que existe é a lei do mais forte, a do mais rico... Quem não está de pleno acordo com o velho bêbado? Tudo o que ele disse é verdade, reflitam, liguem suas televisões e assistam a qualquer jornal, vocês irão ver, perceber que somos reféns da violência. Temos que nos trancar para continuarmos ilesos, é isso o que acontece. Nas ruas, depois das 22:00 você não vê mais nem uma alma penada. E nem carros direito... O que aconteceu com o Rio? O que aconteceu com o Brasil? Ou melhor, o que aconteceu com o mundo? E a nossa liberdade? Que fique claro aqui a minha indignação (e não é só a minha). Ultimamente nem em nossas casas temos mais segurança, ou esqueceram-se que os bandidos também invadem residências para assaltos e etc? É o fim do mundo, só pode...

Prosseguindo com o post, mas agora falando sobre música, eu gostaria de citar duas em especial que andei ouvindo por esses dias, "Imagine" de John Lenon e "O teatro dos vampiros" de Legião urbana.

A letra de Imagine todos devem conhecer, então vou citar apenas as estrofes que mais me chamam a atenção, e claro, o refrão. Essa música pertence ao albúm de mesmo nome que (segundo a wikipédia) foi lançado em 1988.

Imagine there's no countries
(Imagine não existir países)

It isn't hard to do
(Não é difícil de fazê-lo)

Nothing to kill or die for
(Nada pelo que lutar ou morrer

And no religion too
(E nenhuma religião também)

Imagine all the people
(Imagine todas as pessoas)

Living life in peace
(Vivendo a vida em paz)



You may say,
(Talvez você diga que)

I'm a dreamer
(eu sou um sonhador)

But I'm not the only one
(Mas não sou o único)

I hope some day
(Desejo que um dia)

You'll join us
(você se junte a nós)

And the world will be as one
(E o mundo, então, será como um só)



Imagine no possessions
(Imagine não existir posses)

I wonder if you can
(Surpreenderia-me se você conseguisse)

No need for greed or hunger
(Sem necessidades e fome)

A brotherhood of man
(Uma irmandade humana)

Imagine all the people
(Imagine todas as pessoas)

Sharing all the world
(Compartilhando todo o mundo)


Agora imagine você se o mundo conseguisse compreender esta letra, se pelo menos conseguisse prestar atenção em seus versos... Se todos no mundo parassem de se preocupar com o próprio umbigo e entendesse que a humanidade é uma só, que todos estamos juntos nessa. Aliás, não só humanos, todos os seres vivos e a natureza. O planeta é um só. Apenas isso. No próximo post pretendo postar uma campanha de uma amiga (com permissão dela) aqui. Espero que todos que lerem juntem-se a nós. (:

Seguindo com as músicas, agora seria "O teatro dos vampiros" da nossa inesquecível Legião Urbana (saudades de bandas de verdade). Indo agora ao que interessa, peguei a parte da música que eu falo.

"Esse é o nosso mundo
O que é demais
Nunca é o bastante
E a primeira vez
É sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres
Nós não estamos...
Vamos sair!
Mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos
Estão procurando emprego...
Voltamos a viver
Como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas..."

C'est la vie. Nossa vida em alguns versos, nossa atualidade... Quem sabe um dia se todos nós nos conscientizarmos poderemos chegar a algum lugar, quem sabe esses sonhos um dia não se tornam realidade? Só não podemos cruzar os braços e esperar que tudo dê certo por si mesmo, não dará. Vamos, cada um de nós, colaborar fazendo a nossa parte como os cidadãos que somos, vamos recuperar nossa integridade moral, nossa liberdade e assim, quem sabe, um dia faremos com que tudo o que vivenciamos até agora seja deixado para trás. Fazendo a paz reinar uma vez mais.
Enfim, são muitas as músicas, posso citar com toda a certeza são "We are The world" onde vários cantores se reuniram e "Where's the love" do Black Eyed Peas. Aliás essas duas últimas músicas falam de tudo o que eu citei aqui, não sei como não pensei nela antes para colocar aqui, recomendo que ouçam ou pelo menos leiam as letras. Enfim...

Assinarei esse post com toda a indignação que alguém pode sentir e, de certa forma, tristeza e vergonha também. É vergonhoso sermos chamados de seres racionais depois de ver que matamos nossos semelhantes, a natureza e etc por causa de uns míseros centavos.

3 comentários:

Lana Darling disse...

=O Isso tudo é /fato, nós estamos esperando tudo cair do céu e deixando o planeta morrer, vamos agir e mudar essa Binga ae, afinal, meu filho vai Viver nessa poHa, Rum!

Anônimo disse...

gostei do filme :D
faz tempo q n vejo :(

Gabriel disse...

Reeealmente, não há muito a acrescentar sobr esse assunto .--. ta todo mundo tão preocupado consigo mesmo, que as vezes até dos amigos nos esquecemos D:
E dou graças a deus que exitem pessoas como vc, que ajudam a lembrar o quanto algumas coisas devem ser valorizadas e pensadas *o*